Enviar ficheiro de utilizadores

Primeiro que tudo, repare que normalmente não é preciso importar listas de utilizadores. Para reduzir o seu trabalho de actualização, deveria explorar primeiro formas de autenticação que não exijam manutenção manual, tais como ligação a bases de dados externas, ou permitir que os utilizadores criem as suas próprias contas. Consulte a secção de autenticação nos menus de administração.

Se tiver a certeza que precisa importar uma lista de contas de utilizadores a partir dum ficheiro de texto, então terá que organizar o ficheiro na forma seguinte:

  • Cada linha no ficheiro deverá conter um registo
  • Cada registo consiste numa série de dados separados por vírgulas
  • O primeiro registo no ficheiro é especial, e contém uma lista de nomes dos campos, usada para definir o formato do resto do ficheiro.

    Campos necessários: os campos seguintes deverão ser incluidos no primeiro registo, e definidos para cada utilizador.

    username, password, firstname, lastname, email

    Campos por omissão: estes são opcionais. Se não forem incluidos, os seus valores serão obtidos do administrador principal.

    institution, department, city, country, lang, auth, timezone

    Campos opcionais: todos estes são completamente opcionais. Os nomes das disciplinas serão os nomes curtos; se estiverem presentes, o utilizador será inscrito nelas como aluno. Os nomes dos grupos deverão estar associados às disciplinas correspondentes, nomedamente, group1 será associado a course1, etc.

    idnumber, icq, phone1, phone2, address, url, description, mailformat, maildisplay, htmleditor, autosubscribe, course1, course2, course3, course4, course5, group1, group2, group3, group4, group5, type1, type2, type3, type4, type5, role1, role2, role3, role4, role5, picture, emailstop

  • As vírgulas dentro dos dados deverão ser codificadas como &#44 . O script descodifica-las-á automaticamente.
  • Nos campos lógicos, use 0 para falso e 1 para verdadeiro.
  • Os tipos (type1, type2, ...) usam-se para dizer ao Moodle se o utilizador será aluno ou professor, se a disciplina correspondente existir (por exemplo, type2 corresponde a course2). 1 = Aluno, 2 = Professor editor, 3 = Professor não editor. Se o tipo for deixado em branco, ou se não for especificado um tipo, o utilizador será, por omissão, aluno.
  • Para as disciplinas use o nome curto; para os grupos use o nome do grupo e para os cargos (role1, role2, ...) use o número de identificação do cargo.
  • Nota: se um utilizadore já existir na base de dados de utilizadores do Moodle, este script devolverá o número de identificação desse utilizador na base de dados (índice da base de dados), e fará a sua inscrição nas disciplinas, sem actualizar os seus dados com os dados no ficheiro.

A seguir vem um exemplo de um ficheiro válido:

username, password, firstname, lastname, email, lang, idnumber, maildisplay, course1, group1, type1
jramos, segredo, João, Ramos, jramos@algures.na.net, pt_utf8, 3663737, 1, Intro101, Turma 1, 1
fmagal, sabrosa, Fernão, de Magalhães, fernao@gmail.com, pt_utf8, 6736733, 0, Navegação202, Barco 3, 3

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